terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Especialidades da Enfermagem Forense

Existem diversas especialidades na area da enfermagem foremse. Asw mais conhecidas são o SANE (Sexual Assault Nurse Examiner) e o FDNI (Forensic Death Nurse Investigator). Mas existem outras areas de intervenção muito importantes.
Enfermagem Forense Correcional- Prestam cuidados de enfermagem a individuos sob custódia judicial (em tribunal, prisão, casas de detecção juvenil). Os enfermeiros efectuam exames fisicos de rotina, administração de medicação e realização de pensos.
Enfermagem Clinica Forense - Os enfermeiros da clinica forense, trabalham nas salas de emergência, e realizam exames de pericia a crimes sexuais; tratamento de psiquiatria forense e investigação da morte. Contribuem ainda na investigação e consultoria de cuidados.
Enfermagem Gerontologia Forense - A enfermagem de gerontologia forense, ajuda na investigação de casos que envolvam abuso, negligencia ou exploração de idosos. Trabalham ainda na manutenção dos direitos legais e humanos dos idosos. Estes enfermeiros trabalham em hospitais, lares e outras instituições que se dedicam aos idosos.
Enfermagem Psiquiatria Forense - Os enfermeiros avaliam e escolhem os doentes para tratamento, providenciando os cuidados de reabilitação e supervisionam as acções dos doentes na comunidade. Os enfermeiros de psiquiatria forense, tambem podem examinar e tratar os doentes inimputaveis. Podem ainda assistir os colegas que tenham sofridos algum trauma psicológico.
SANE - Os enfermeiros avaliam as lesões que a vitima sofrau, localiza, recolhe e envia os vestigios forenses relativos a crimes sexuais. Providenciam informação sobre a vitima e possivel agressor. Em tribunal, o enfermeiro representa a vitima com o seu testemunho, baseado nas evidencias recolhidas e documentadas.