domingo, 6 de agosto de 2017

"Os achados físicos são a melhor evidência, dai a importância que os registos apresentam. As lesões genitais também podem ocorrer numa relação sexual consensual e neste caso não são indicadores de abuso sexual. No hímen os achados podem ser variados e podem levar a uma conclusão da seguinte forma:
- perante um homem íntegro não elástico pode-se concluir que não houve desfloração embora também deve agregar-se que os sinais negativos ao exame não descartam manobras sexuais.
- perante um homem íntegro elástico pode-se concluir que pode permitir a penetração sem trauma, da mesma forma que achados negativos não permitem descartar manobras sexuais.
- perante um himen não íntegro com uma rotura recente pode-se concluir que se trata de uma desfloração ou rotura recente.
- perante um himen não íntegro com rotura antiga pode-se concluir que se trata de um himen com rotura antiga e que os achados não permitem descartar manobras sexuais.
- perante um himen não íntegro reduzido a carunculos mirtiformes pode-se concluir que é um achado consistente com um parto prévio por via vaginal.