domingo, 1 de março de 2009

FOTODOCUMENTAÇÃO DAS LESÕES


Com o aumento do nº de vitimas de violencia, que aparecem hoje em dia nos serviços de urgencia, torna-se imperativo que os profissionais de saude, documentem as lesões antes de serem suturadas, tratadas ou colocados pensos. Muitas salas de trauma , apresentam um mapa anatomico para assinalar as lesões observadas, assim como as fracturas e contusões. Embora seja uma boa maneira de documentar as lesões, não se consegue demonstrar as verdadeiras caracteristicas das mesmas.

Para uma verdadeira documentação das lesões a fotografia é o melhor meio. Durante o depoimento as pessoas podem esquecer alguns pormenores importantes. A fotografia é aceite em tribunal como prova.

Papel do Enfermeiro: A prioridade dos enfermeiros de emergencia é a prestação de cuidados de enfermagem, e o registo fotografico das lesões não deve atrasar os cuidados, para efectuar este registo. Enquanto a equipa de trauma avalia a vitima, o enfermeiro pode documentar as acções através de fotografia.

O enfermeiro deve obter fotos de contusões, abrasões, feridas de arma branca e armas de fogo, ou outras lesões suspeitas. A foto deve conter a data e a identificação de quem tirou a foto.

O enfermeiro deve efectuar as fotos com sequencia, desde a chegada da vitima à sala de emergencia, atá à saida da sala.

Nos casos de trauma a documentação fotografica, deve-se assegurar a consistencia dos achados, dos elementos das equipas de trauma. As fotos tiradas no acidente de viação, podem alertar as equipas, para traumas que podem surgir posteriormente