quinta-feira, 17 de setembro de 2009

MORTE SÚBITA


Morte de natureza súbita não traumática e que aconteça inesperada e instantaneamente ou no intervalo de 1H após queixas.
Morte não testemunhada: 1) Provas que o falecido se encontrava em bom estado de saúde nas 24H antes do reconhecimento do óbito; 2) Ausência de outra causa letalmente provada.
Causas: Cardíacas; respiratórias; neurológicas; digestivas; metabólicas; tóxicas; causa desconhecida. As mortes súbitas na actividade física podem estar associadas ao SNA cardíaco.
Lactentes: SIDS; Malformação de Ebstein (má formação cardíaca – parede do ventrículo mto fina).
Jovens: Cardiomiopatia hipertrofica (espessamento da parede do ventrículo); Displasia arritmogénica do VD (placas de gordura que impedem a condução eléctrica); Miocardite; Prolapso da válvula mitral; Síndrome de Marfan (alterações da parede da aorta com possibilidade de ruptura); Síndrome de Ehlers-Danlos (alterações genéticas relacionadas com o colagénio e fibras elásticas); Mal asmático (pneumonia eosinofilica); Edema da laringe; Corpo estranho; Hipertrofia das amígdalas.
Adultos: Aterosclerose coronária com trombose oclusiva (acumulação de líquidos/aumento de musculo liso e colagénio); EAM; Cardiomiopatia dilatada (adelgaçamento das fibras cardíacas); Aspiração conteúdo alimentar; Aspiração conteúdo hemático; Pancreatite necro-hemorragica

Grau de Estenose –
- Grau 1 – 25%
- Grau 2 – 25% a 50%
- Grau 3 - > 50% e < 75%
- Grau 4 - > 75%
Ateroma Tipo 1 – Células espumosas
Tipo 2 – Células espumosas agrupadas
Tipo 3 – Células espumosas agrupadas com extravasamento de líquidos
Tipo 4 – Células espumosas que formam placa
Tipo 5 – Ateroma
Tipo 6 – Placas de ateroma em forma de sanduíche, com destruição da média, provocando ruptura para o exterior