sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Amostras no Local do crime


As amostras podem ser de dois tipos: 
  • Origem desconhecida ou questionável - as recolhidas no local do crime e cuja origem está em causa(ex.  evidências deixadas pelo criminoso ou pela vítima). As que podem ser transferidas para um criminoso durante a prática de um crime e transportadas por ele para fora do local. As recolhidas em locais de crimes diferentes e que podem ser utilizadas para associar vários crimes a um único autor, ou então vários crimes cometidos com a mesma arma ou ferramenta.
  • Origem conhecida - amostra material, de fonte registada ou verificável, se quando comparada com evidências ou vestígios de origem desconhecida mostra uma associação ou ligação entre um criminoso, um local do crime e/ou uma vítima (ex. fibras de um tapete recolhidas numa residência assaltada para comparar com fibras encontradas nos sapatos de um suspeito; tinta retirada de um veículo suspeito para comparar com tinta deixada no local do acidente; sangue de um suspeito para comparar com o sangue recolhido numa camisa deixada no local do crime).
  • Amostra de controle ou «branca», é material de fonte conhecida e que, presumivelmente, não foi contaminada durante a prática de um crime (quando uma mancha de sangue é recolhida de um tapete deve ser igualmente recolhida uma amostra de controle para ser utilizada como «branca»).
  • Amostra de eliminação, recolhida em pessoas com acesso ao local do crime (ex. impressões digitais dos ofendidos, rastos de pneus de veículos policiais, pegadas de pessoal de emergência médica), para serem comparadas com evidências da mesma espécie.