quinta-feira, 20 de março de 2008

Enfermagem Forense

A enfermagem forense é um fenomeno novo para muitos. É a aplicação da ciência de enfermagem à prática forense. A actividade da enfermagem forense engloba diversas areas como por exemplo: cuidados de enfermagem às vitimas de criminalidade; recolha de provas; prestação cuidados de saúde no sistema prisional.
A enfermagem forense consiste na aplicação de aspectos forenses aos cuidados de saúde. A areas especificas da enfermagem forense incluem: clinica forense; investigação criminal; abuso sexual; gerontologia; psiquiatria forense; consultadoria de cuidados.
Existe uma grande variedade de casos, em que o enfermeiro forense investiga as potenciais causas de morbilidade e mortalidade. Esta investigação inclui: inquérito, bem como o tratamento das vitimas de agressão sexual (idosos, crianças); investigação de morte acidental, trauma ou morte violenta.
Estima-se que 7500 enfermeiros têm dedicado as suas vidas na investigação de mortes violentas ou tratamento psiquiátrico. A enfermagem forense tornou-se indispensavél nos últimos tempos, graças ao contínuo aumento da taxa de criminalidade.