Morte Natural – a que ocorre de forma não voluntária, sem violência ou intervenção de terceiros.
Causas determinantes: qualquer processo mórbido natural do organismo como afeções circulatórias, degenerativas, tumorais, infecciosas, etc. ou o próprio e normal envelhecimento que leva à falência de sistemas, órgãos e aparelhos.
AGENTES EXTERNOS MECÂNICOS - Exercem ação de natureza contundente, cortante, perfurante ou mista.
LESÃO OU FERIMENTO - dano em qualquer parte do corpo devido à aplicação de uma força mecânica. Surge quando a intensidade da força aplicada excede a capacidade dos tecidos de se adaptarem ou resistirem.
ACÇÃO DE NATUREZA CONTUNDENTE - Caracteriza-se pelo contacto de um objeto duro, de superfície plana ou romba, animado de uma força viva mais ou menos considerável, com uma área da superfície corporal de extensão variável.
TIPO DE INSTRUMENTOS CONTUNDENTES –
· Objetos ou utensílios – pedra, pau, martelo, pá, tijolo, coronha de arma, cassetete, bengala, etc.
· Partes do corpo humano – cabeça, mãos, unhas, pés e dentes.
· Superfícies de embate – solo, paredes, peças de mobiliário, veículos automóveis, árvores, paredes, superfícies aquáticas, etc.
ACÇÃO DE NATUREZA CORTANTE - Caracteriza-se pelo contacto linear, exercido pelo comprimento do gume do objeto no corpo humano, em que predomina o comprimento sobre a superfície e a profundidade.
TIPO DE INSTRUMENTOS CORTANTES – São os que têm um ou mais gumes: lâminas, facas, arestas de vidro, de cerâmica, etc. Providos de uma lâmina a qual, através de um mecanismo de pressão e/ou deslizamento, produz uma ferida.
ACÇÃO DE NATUREZA PERFURANTE - Caracteriza-se pelo contacto punctiforme ou circular do objeto como corpo humano, em que predomina a profundidade, sobre a superfície na pele.
TIPO DE INSTRUMENTOS PERFURANTES – Aquele sem que o comprimento é muito superior à sua secção: alfinetes, agulhas, varetas cilíndricas ou cónicas, chaves de fendas, espigões, projéteis ponte agudos, etc.
ACÇÃO DE NATUREZA MISTA - Caracteriza-se pela combinação de dois modos de ação, o que leva à produção de lesões traumáticas com características de ambos os componentes.
Instrumentos corto-perfurantes – Aqueles em que se combinam a ação cortante (de um ou dois gumes do instrumento) com a perfurante (do maior comprimento do instrumento): punhal, faca, canivete, navalha, tesoura, etc.
Instrumentos Cortocontundentes - Aqueles em que se combinam a ação cortante (de um ou dois gumes) com o efeito de uma grande força viva, contundente, resultante do peso considerável do próprio instrumento (ou da violência no seu manejo): machado, sabre, etc. O efeito cortante é coadjuvado pelo peso da arma (efeito contundente), sendo por isso mais lesivos (exº machado). Quanto maior for o peso da arma, maior será a ação contundente e, quanto mais afila da for a lâmina, maior será a sua ação cortante.
Instrumentos perfuro-contundentes – São objetos alongados, de diâmetro variável mas nunca muito grande, que atuam numa área restrita da superfície corporal, com uma força viva considerável, combinando a ação perfurante com a contundente: projéteis de armas de fogo (balas, chumbos, etc.).