sábado, 7 de agosto de 2010

Morte Súbita do Desportista

Morte que ocorre durante ou após uma prova desportiva (até ao dia seguinte), ou fora de competições, relacionada com o treino e preparação do atleta para uma competição.

É importante notar que a actividade física é uma actividade natural, portanto trata-se de uma morte natural e não violenta. Deste modo, não existem implicações médico-legais.
Nestes casos de morte súbita, é necessária uma investigação médico-legal para determinar se existe nexo de causalidade com a prática desportiva ou se se trata de uma morte violenta.
Nos casos de morte natural, é necessário estabelecer se foram cumpridas as normas dos exames médicos de aptidão e avaliação antes da prática desportiva, caso contrário, a responsabilidade recai sobre o médico assistente que declarou que o indivíduo se encontrava em boas condições para a prática desportiva.
Nos casos de morte violenta, é necessária a determinação da etiologia (acidente, suicídio ou homicídio) e estabelecer um nexo de causalidade, que terá implicações no seguro do desportista. A morte consecutiva a dopping é considerada uma morte violenta.
Em função dos achados da autópsia poder-se-ão tomar medidas preventivas ou de segurança em relação a uma dada modalidade desportiva.